Eu achei que tinha sido passada para trás

Nathalia Ardizzone
2 min readMar 18, 2024

--

Eu tenho um curso ensinando a investir no Tesouro Direto, e o curso está na Hotmart — que eu acho uma plataforma um pouco complexa, confusa (para o produtor).
Configurei uma forma de pagamento e tudo seguia normal, as vendas entrando direitinho, as pessoas aproveitando o conteúdo e fazendo seus investimentos.

Mas um belo dia recebo um email de venda do curso pela metade do valor! Não entendi e fui na plataforma para entender — e descobri que era o tal do recuperador de vendas (e que eu autorizei um parcelamento em 2x por minha conta e risco).
Nem sabia disso, recebi a primeira parcela da pessoa, ela começou a ver o curso e larguei o assunto para lá.

Vi que a pessoa maratonou o curso em menos de 1 mês, o que me deixou muito feliz! Mas no dia dela pagar a segunda parcela, comecei a receber email falando que ela não tinha pago! Mas era um desespero de emails avisando isso, como se eu estivesse devendo — foram 5 emails em menos de 3 horas (imagino quantos ela deve ter recebido…)!

Minha primeira reação foi pensar mal da pessoa: “ela comprou nessa versão obscura para pagar só metade, maratonou para garantir que conseguiria ver tudo, e não pagou a segunda parcela porque já tinha aprendido tudo que queria!!”

Mas eu recém tinha gravado para meu canal um resumo do livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, e lá tem um princípio que nos lembra que a maioria das pessoas é honesta e quer honrar seus compromissos. Fala também para apelar pra isso, fazendo com que ela sinta que você considera ela honesta, correta e inteligente — e daí ela acaba tendo que entrar nesse papel, e realmente age como uma pessoa honesta, correta e inteligente.

Peguei o contato dela e enviei um email dando os parabéns por ter terminado o curso, perguntando como estavam os investimentos e falando que a Hotmart tinha me avisado que ela não tinha pago a segunda parcela, me oferecendo para ajudar a resolver alguma dificuldade que estivesse tendo com o pagamento.
Nem sei se ela viu o email, mas 2 dias depois entrou a segunda parcela.

Nossa cabeça é rápida em inventar uma história para justificar as situações — e, normalmente, a história não é boa. Mas a gente não ganha nada julgando a pessoa pela pior história que podemos contar.
Na real, a gente não sabe a verdade, então que tal inventar uma história melhor e esperar algo melhor das pessoas?? Às vezes funciona, às vezes não — mas a única certeza é que a história pessimista não ajuda em nada!!

--

--

Nathalia Ardizzone

Educadora Financeira metida também a escritora, terapeuta, jardineira, artesã, dentre outros. https://linktr.ee/nat.ardizzone